Etnografia


etnografia (do grego έθνοςethno - nação, povo e γράφεινgraphein - escrever) é por excelência o método utilizado pela antropologia na recolha de dados. Baseia-se no contato inter-subjetivo entre o antropólogo e o seu objeto, seja ele uma tribo indígena ou qualquer outro grupo social sob qual o recorte analítico seja feito.
Bronislaw Malinowski, na introdução de seu clássico estudo Os Argonautas do Pacífico Ocidental (publicado em 1922), marcou a história da antropologia moderna ao propor uma nova forma de etnografia, envolvendo detalhada e atenta observação participante, apesar de Malinowski nunca ter utilizado o termo. Sob sua trilha vieram outras etnografias clássicas, como Naven de Gregory BatesonNós, os Tikopia de Raymond Fyrth.
Principalmente a partir da antropologia interpretativa ou pós-moderna, autores como James CliffordClifford Geertz e George Marcus, com sua antropologia "multi sited" passaram a discutir o papel político, literário e ideológico da antropologia e de sua escrita, em esforços verdadeiramente metalingüísticos e intertextuais.
Exemplos famosos de Etnografias contemporâneas são XamanismoColonialismo e o Homem Selvagem de Michael TaussigO negócio do Michê: A prostituição viril em São Paulo de Néstor Perlongher, e Os Araweté: Os Deuses Canibais de Eduardo Viveiros de Castro.

[editar]Ver também

Ícone de esboçoEste artigo sobre antropologia/antropólogo(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


http://pt.wikipedia.org/wiki/Etnografia

Nenhum comentário:

Postar um comentário